Comitê encerra atividades em 2020 e avalia seu processo coletivo.

10/12/2020 15:45

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede um pouco mais de alma

A vida não pára […] 

(Paciência, Lenine e Dudu Falcão).

 

Após um ano de dificuldades para toda humanidade diante da pandemia do COVID-19, retomar os bons encontros que tivemos mesmo com tantas barreiras é fundamental. Foi um ano que nos exigiu mais paciência, mais calma e, ao mesmo tempo, movimentos.

Ontem, dia 09 de dezembro o grupo que compõe o Comitê de Atenção Psicossocial da UFSC Araranguá se reuniu para seu último encontro em 2020 e avaliou este processo. Coletivamente, verificou-se que este comitê tem se configurado como um espaço potente de trocas, enfrentamentos e proposições institucionais, bem como de humanização das relações especialmente no contexto das atividades remotas.

No encontro houve a participação de Lucas Emmanoel, membro do Comitê Central de Saúde Mental, criado no contexto do ensino remoto. O diálogo foi potente e apontou para medidas que estão em construção para o próximo ano, envolvendo a articulação de redes e multicampi, pesquisa sobre sofrimento psicológico e intervenção por meio de atendimentos gratuitos para a comunidade acadêmica. As propostas estão em construção e se pretende manter o diálogo com os campi, de forma a pensar a UFSC como um todo.

Também comentou-se a preocupação com o atual contexto de retrocessos nas Políticas de Saúde Mental, do Sistema Único de Saúde, e seus efeitos para os próximos anos neste campo. Saiba mais! Conheça a Frente Ampliada em defesa da saúde mental e a nota de posicionamento do Conselho Federal de Psicologia.

Além disso, o estudante Augusto apresentou uma proposta de monumento em memória às perdas no contexto da Pandemia projeto “Árvore”. Seu projeto foi construído com muita sensibilidade e cuidado em saúde mental, contando com o apoio da direção do campus e a aprovação pelo grupo do comitê. Agora será encaminhado para início da operacionalização. O projeto é, segundo a docente Paula Nascimento, uma delicadeza e um sinal do sucesso do trabalho deste comitê, especialmente diante do ano difícil que vivenciamos.

 

Maquetes do Projeto Árvore, criação de Augusto Scarduelli Prudencio.

Que venha 2021, com encontros  virtuais ou presenciais, mais frequentes, abertos e temáticos.

Seguimos juntos!