Comitê inicia suas atividades

04/05/2020 14:39

No último dia 05 de maio de 2020, o Comitê Institucional de Atenção Psicossocial da UFSC Araranguá se reuniu pela primeira vez, conforme a PORTARIA Nº 185/CTS/ARA/2019

Respeitando o isolamento social necessário no contexto da Pandemia produzida pelo COVID-19, o encontro foi por videoconferência e reuniu dezoito membros além do diretor de campus. Na ocasião foi inaugurado o trabalho do grupo e encaminhada presidência e vice presidência que foram assumidas, respectivamente, pela docente Gisele Lovatel e pelo estudante de Medicina, Jefferson Salviano.

Este comitê é resultado de um trabalho coletivo que iniciou dois anos atrás, quando servidores técnicos, docentes e estudantes foram identificando a necessidade de aprofundar o debate sobre Saúde Mental e vida universitária. Algumas ações apontaram possibilidades, como em maio de 2018 quando o Setor de Apoio ao Estudante (SAE) realizou o I Ciclo de Saúde Mental da UFSC Araranguá, reunindo atividades que viabilizaram ainda mais o tema. Em 2019 ocorreu em Florianópolis o I Fórum de Saúde Mental da Comunidade UFSC no qual as servidoras do SAE estiveram presentes levando algumas das demandas do campus Araranguá.

Em convergência com o Pacto assinado pela UFSC em abril de 2018 junto a Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), o objetivo do Comitê Institucional de Atenção Psicossocial é  mapear e propor estratégias no campus Araranguá, tanto para discentes como para servidores docentes e técnicos. O grupo reúne docentes, coordenadores de curso, estudantes indicados pelos Centro Acadêmicos, Setor de Apoio ao Estudante, coordenação pedagógica e técnicos administrativos em educação.

Conheça mais sobre o comitê acessando o Regimento InternoA próxima reunião está marcada para dia 13 de maio, 15h, com acesso on-line. Se houver interesse em participar, é possível entrar em contato pelo e-mail: atencaopsicossocial.ararangua@contato.ufsc.br