Diálogo com a Rede Municipal de Saúde de Araranguá
No dia 29 de julho, das 14 às 16h, o Comitê de Atenção Psicossocial da UFSC Araranguá recebeu a participação de duas representantes da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
O encontro surgiu do convite para uma aproximação que possibilite uma maior compreensão sobre como funciona a rede no Sistema Único de Saúde e como se organiza no contexto da pandemia do COVID 19, pensando no público universitário.
A participação de Daiane Biff e Dirlei Ferri, servidoras da secretaria, foi fundamental e trouxe uma visão ampla da rede e das problemáticas que elas identificam na relação com a universidade.
A ausência do cartão SUS foi apontada como maior entrave no acesso a rede de saúde. O cartão SUS ou Cartão Nacional de Saúde – CNS é um instrumento que tem a finalidade de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde. Ele possibilita a identificação única dos usuários das ações e serviços de saúde para aprimorar a qualidade dos processos de trabalho, viabilizando a utilização adequada de informações no planejamento, acompanhamento e avaliação da atenção à saúde, para um atendimento de qualidade. O Cartão SUS contribui para organização da rede de serviços regionalizada e hierarquizada, tanto para o financiamento público, quanto para a organização do sistema de referência e contra-referência das ações e serviços de saúde, as vinculações dos procedimentos (inclusive para medicações e vacinas) executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, distribuição e controle de medicações. Em Araranguá a atualização do Cartão SUS é feita na própria Unidade Básica de Saúde.
Para saber mais sobre a rede, basta clicar aqui na apresentação em slides ou acessar o site, Facebook ou Instagram da prefeitura. Em breve o comitê lançará informativos sobre isso, pelo Instagram deste comitê.